Contas Correio electrónico Recursos online Redes & Internet VPN Software Multimédia Inicio

Listas de discussão institucionais

Têm como objectivo permitir a discussão dentro das várias comunidades, grupos ou unidades organizacionais do ISCTE. A subscrição é automática. A constituição das listas depende da informação oficial acerca da pertença dos utentes a cada comunidade, grupo ou unidade organizacional do ISCTE. Não é possível deixar de subscrever estas listas, mas pode optar-se por receber compilações regulares das mensagens ou por ler as mensagens apenas via Web. O endereço de correio electrónico destas listas tem sempre a forma nome@iscte.pt, em que nome corresponde à designação da lista. As listas de discussão institucionais disponíveis no ISCTE serão disponibilizadas nesta página logo que possível.

Nota importante: Neste momento estão disponíveis poucas destas listas, e as poucas que existem não estão ainda automatizadas. Algumas delas estão listadas no sistema de gestão de listas de correio electrónico (as listas de distribuição oficiais não são mostradas pelo sistema).

Como enviar

Para enviar mensagens para as listas de discussão institucionais é imprescindível usar o seu endereço de correio electrónico oficial no ISCTE. Se não se recorda qual ele é, consulte o nosso directório. Note que a maior parte dos membros da comunidade tem endereços de correio electrónico diferentes do seu nome de utilizador. Por exemplo:

  • Docente Xisto Ximenes:
    Nome de utilizador:
    xxnes@iscte.pt
    Endereço de correio electrónico:
    Xisto.Ximenes@iscte.pt
  • Aluno Xisto Ximenes Jr.:
    Nome de utilizador:
    a99999@iscte.pt
    Endereço de correio electrónico:
    Xisto_Ximenes@iscte.pt

O nome de utilizador, embora corresponda a um endereço de correio electrónico válido, não deve nunca ser usado quando o endereço de correio electrónico oficial for diferente (no caso de alguns alunos o endereço de correio electrónico oficial e o nome de utilizador são, de facto, iguais). Note que o correio electrónico via Web, por omissão, assume que o endereço de correio electrónico do utente é igual ao seu nome de utilizador. Assim, é necessário configurar apropriadamente a sua identidade. Siga as instruções na correspondente pergunta frequente.

Um utente só pode enviar mensagens para as listas de discussão institucionais de que é membro. Se enviar uma mensagem para listas de que não é membro, receberá uma mensagem automática de rejeição. Sempre que uma mensagem for demasiado grande, normalmente devido à utilização de anexos, imagens, etc., será colocada automaticamente em moderação e, posteriormente, será rejeitada pelos administradores da lista, sendo-lhe enviada uma mensagem de rejeição contendo uma justificação (e usualmente também algumas sugestões) que deve ler atentamente.

Recomendações

Siga as regras usuais de etiqueta em rede.

 

Destaques

Manuais de configuração da rede wireless

Fénix – Manuais de apoio

Conheça todos os materiais de apoio ao sistema Fénix.

O seu endereço IPv4 é 54.80.247.119